domingo, 14 de fevereiro de 2010

Brasília Teimosa


Vista área de Brasília Teimosa nos anos 70
Foto: ACE Filmes
-
BRASÍLIA TEIMOSA
-
Clóvis Campêlo
-
Bairro situado na zona sul do Recife, com 65 hectares de área e que, mm 1996, tinha uma população de 17.213 habitantes.
O local, que já foi conhecido como Barreta das Jangadas, surgiu de um aterro realizado para a transferência do parque de tancagem que existia ao lado do Forte do Brum, no Recife Antigo.
O aterro foi feito com as areias dragadas da Coroa do Passarinho, que existia na bacia do Rio Pina. Embargado o projeto de transferência, o local foi invadido na época da construção da cidade de Brasília, no Planalto Central, surgindo a favela de Brasília Teimosa.
Através de uma luta intensa, por parte dos moradores ao longo dos anos, transformou-se em um bairro com casas de alvenaria, ruas calçadas, água encanada, saneamento básico e serviços públicos.
Na sua extremidade norte, ao lado da praia do Buraco da Velha, encontra-se o Iate Clube de Pernambuco. Seguindo em frente, na estrada sobre os arrecifes, chega-se ao Bar do Dique, no local onde anteriormente existiu a Casa de Banhos, e ao Parque das Esculturas, concebido pelo artista plástico Francisco Brennand e inaugurado em 2000.
Em 2004, o prefeito João Paulo de Lima e Silva retirou as palafitas ainda existentes, aterrando a beira da praia e criando a avenida Brasília Formosa.
-

Nenhum comentário: